Notícias

Cidade Matarazzo o mais novo ícone da cidade de São Paulo

18/11/2020
Um complexo cheio de histórias e significados.

A RFM Construtora em consórcio com a Sergio Porto, atua na preservação e restauração da quase centenária Capela Santa Luzia e construção da mais nova Torre Mata Atlântica, parte do complexo Cidade Matarazzo.

 A histórica Capela Santa Luzia foi inaugurada em 1922, mas sua história remonta à chegada do italiano Francesco Matarazzo no Brasil, em 1881, junto à sua esposa Filomena. Era 1904 quando eles construíram o antigo Hospital Matarazzo, marca do crescimento da nobre região da Paulista e símbolo da imigração italiana para o país.

Mal sabiam que local se tornaria, em poucas décadas, o centro de diversas construções históricas – entre elas, a Capela Santa Luzia, projetada pelo arquiteto italiano João Bianchi que atualmente está sendo restaurada para reativação e reutilização de cerimônias.

Aprofundando um pouco mais nas histórias, significados e construção deste marco imobiliário, para marcar sua estreia oficial na América do Sul, a Rede Rosewood Hotels & Resorts, símbolo do luxo na hotelaria, escolheu  o majestoso prédio da antiga Maternidade Matarazzo, que desde 1943 embeleza as margens da Paulista. A renovação do edifício conta com a participação da RFM Construtora tendo o interior criado pelo renomado designer Philippe Starck.

E não é só o grupo hoteleiro que marca sua chegada por aqui. Assinando a fachada, o arquiteto Jean Nouvel, autor de obras como o Louvre Abu Dhabi e a Torre Agbar, em Barcelona, realiza seu primeiro trabalho na América Latina.

Combinando seu traço inovador com a exuberante natureza brasileira, Nouvel combina a estética histórica do edifício com a arquitetura contemporânea através de uma floresta vertical habitável a mais de 100 metros de altura no novo empreendimento da Rosewood, dando continuidade ao oásis da Cidade Matarazzo em meio à paisagem urbana.

Para saber mais acesse: cidadematarazzo.com.br